terça-feira, 25 de agosto de 2009

Representantes do Vaticano em Barbacena

Ô terrinha... Precisei ler jornal de uma cidade vizinha para descobrir que há dois representantes do Vaticano em Barbacena. O frei Paolo Lombardo e o padre Ricardo Petroni chegam à cidade com a missão de acompanhar a exumação do corpo de Isabel Cristina Mrad Campos, barbacenense assassinada em Juiz de Fora na década de 80.
A exumação, que deve acontecer a partir de hoje, encerra o processo de beatificação de Isabel Cristina.
Do jornal Tribuna de Minas...
[Segundo o vigário episcopal da região Sul da Arquidiocese de Mariana, padre Valter Magno de Carvalho, a importância da beatificação se deve ao exemplo de vida que ela representa. “Ela é um modelo para a juventude, pois foi boa filha e amiga, além de ter sido muito religiosa. Torcemos para que seja possível sua beatificação.” Padre Geraldo concorda e diz que, desde que tomou conhecimento da histórias, percebeu que era um caso especial. “Ela foi uma moça maravilhosa, e os relatos é de que gostava de ajudar a todos. Morreu brutalmente e lutou por sua virgindade, mas a justiça divina foi feita, o suspeito foi julgado e condenado, e agora todos têm a oportunidade de orar por ela. Daqui para frente, não nos importa mais falar da crueldade do crime, temos que ter esperança de que ela merece ser beatificada.”]
Segundo o jornal, no dia 1º de setembro haverá uma celebração no Santuário da Piedade lembrando os 27 anos da morte de Isabel.
Será que Barbacena terá uma representante junto ao "Chefe"? Vamos aguardar...

sábado, 22 de agosto de 2009

Imprensa de Barbacena é tema de monografia

"Barbacena: a cidade e o jogo político nas páginas dos jornais". Este é o título do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de Raquel Damasceno em julhode 2008 na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Raquel analisou a imprensa de Barbacena desde seus primórdios, contando a história dos jornais e da política da cidade o que, segundo o estudo, praticamente se confundem. O recorte principal é a análise do "Jornal de Sábado" e sua participação na esfera política da cidade.
Raquel colheu depoimentos de Paulo Emílio Gonçalves Neto, Bonifácio Andrada e José Antônio Lopes. As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e constam no final do trabalho.
Vale a pena dar uma olhada.
www.facom.ufjf.br/projetos/2008-1/raqueldamasceno.pdf

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Será que não era mamona?

Foto: barbacenaonline.com.br


O site Barbacenaonline publicou a notícia da prisão de três barbacenenses em Pirassununga (SP) com 20 KG de maconha. Tinha até menores envolvidos.
Por isso me pego a pensar, ô pá... Será que não eram aqueles pés de mamona que a polícia de Barbacena capinou, digo, apreendeu de um terreno achando que era a tal erva proibida?
Nos meus tempos em Portugal, mamona era mesmo brincadeira de criança para soprar bolhas de sabão... não contravenção.

Pimenta no Pastel de Belém dos outros é refresco...

O site Barbacenanews estampou em sua página inicial a chamada para uma "matéria" que traz críticas à administração municipal quanto às contratações feitas pela atual Prefeita. Segundo a "notícia" (entre aspas porque mesmo não sendo jornalista formado pela UFJF sei bem que para ser notícia é preciso ter, no mínimo, os dois lados - o que não acontece neste caso) houve mais de 2 mil contratações e os gastos com pessoal excederam o planejado pela Secretaria de Finanças, já que o secretário não contava que o repasse do famoso FPM (Fundo de Participação dos Municípios) fosse menor. (Quem quiser ler na íntegra vai lá no site porque já estou velho demais para digitar muita coisa).
Vamos aos fatos apurados por este nobre/pobre velho que vos fala:
Trocando em miúdos, como dizia meu tataravô, mais uma "guerrinha" PSDB (Andradas) X PMDB (Bias) que, acreditem, já existia no meu tempo...
Essa história de inchar a máquina administrativa com cabos eleitorais, digo, funcionários comissionados existe desde sempre. Todos os coronéis, digo, prefeitos de Barbacena entopem a fazenda, digo, Prefeitura de gente que garante o votinho vosso de cada dia. Querem um exemplo?
Em 2004, Barbacena era governada por gente do PMDB e em 2007 pelos Andrada. Vejam como eles gastaram nossos numerários (é coisa de velho esse termo - preciso me atualizar!)
2004 2007
Educação 16.262.691,84 (17,4% do orçamento) 26.652.820,62 (18,09% do orçamento)
Cultura 420.625,43 (0,44% do orçamento) 312.319,23 ( 0,21% do orçamento)
Ass. Social 1.883.523,17 (1,97% do orçamento) 1.309.405,65 ( 0,89% do orçamento)
Saúde 35.624.458,01 (37,34% do orçamento) 50.829.156,46 (34,51% do orçamento)
Saneamento 6.826.046,54 (7,16% do orçamento) 14.985.282,03 (10,17% do orçamento)
Com pessoal 52.701.758,20 (55,24% do orçamento) 78.605.791,00 (53,37% do orçamento)

Tirem suas próprias conclusões porque não estou aqui para julgar, nem proteger ninguém.
Fiquei EMBASBACADO!!! Tanto um, quanto outro gastam mais da metade do VOSSO dinheiro (não é meu porque não pago mais impostos há quase duzentos anos) com cargos de "confiança".
ACOOOOORDA seu Abel...


fontes: www.tce.mg.gov.br
www.barbacenanews.com

Olá "gajos"
Depois de muito relutar, precisei voltar à cena desta primorosa e pacata cidade. Observando os desmandos e lendo os periódicos, acho que meus nobres descendentes estão precisando de mim.
Agora, os tempos são outros! Está tudo online! Nada de pergaminhos e notícias que atravessavam o atlântico naqueles fétidos navios que me trouxeram de Portugal.
Neste espaço, vou sapecar alguns comentários sobre notícias e fatos pitorescos muito comuns de nossa cidade, diga-se de passagem.
Participem também! Mandem suas sugestões, duvidas e reclamações.
Saudações viscondebarbacenenses!!!